ATENÇÃO

Este blog é um espaço, não oficial da empresa SAP. Foi criado para gerar integração com os novos Consultores do mercado SAP.

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Projeto x Suporte

Quando existe a possibilidade de escolher entre atuar em projetos de implementação ou em suporte, é preciso levar em consideração dois temas que, apesar de inseparáveis, a maioria das vezes tomam rumos contrários: carreira e qualidade de vida.

Há pessoas (como eu) que entram no mundo SAP por puro acaso, e assim nem tem tempo de pensar o que realmente pretendem da carreira como consultor. Porém, há várias pessoas que resolvem migrar para a área por ter visualizado uma maior oportunidade de carreira, o que na maioria das vezes é confundido com um salário milionário.

Para quem pretende “crescer” em um ritmo acelerado (o que significa aprender mais em um tempo menor) a melhor opção é encarar um projeto de implementação.
Projetos geralmente nos proporcionam uma visão geral do funcionamento do SAP e nos permite, ou obriga melhor dizendo, trabalhar também os links existentes entre os módulos. Ao se configurar um cenário completo, antes inexistente, podemos entender a importância de cada configuração que estamos fazendo.

Porém, o que parece bom nem sempre vem sozinho. A rotina do consultor em projeto de implementação é de sobrecarga de trabalho, onde geralmente consultores inexperientes são obrigados a fazer o que não sabem, e por esse motivo (ou qualquer outro que vai existir) trabalham sempre mais do que as 8hs por dia de trabalho (beeem mais) e muitas vezes finais de semana, feriados e madrugadas.

Já no suporte, a qualidade de vida é quase sempre (veja que eu disse “quase sempre”) frequente. Geralmente possuímos horário e local fixo de trabalho e na maioria das vezes companheiros fixos também, pois a rotatividade em suporte é um pouco menor do que em equipes de projetos.

Porém, (como eu já disse, o que parece bom nem sempre vem sozinho) em suporte, levamos muito mais tempo para, aprender muito menos.

Normalmente atendemos necessidades de solução para um tema pontual, ou seja, solucionar problemas, a maioria das vezes corrigindo e/ou alterando configurações que já foram realizadas por outra pessoa. Conseguimos às vezes aprender profundamente um tema específico, mas demora um pouco mais para conseguirmos associar os processos entre módulos.

Mas indiscutivelmente, passar por pelos menos um projeto é muito importante para o profissional SAP

Fonte site spro.net.br
Publicação de Kathia Mendes Faggion - engenheira de automação, pela FMU. Após passagens por empresas como GE e Real Amro Bank, tornou-se consultora especializada no módulo SD. Nos seus 5 anos de experiência como consultora, já executou projetos de implantação no Brasil  e no exterior e projetos globais. Hoje, de volta à empresa em que iniciou a carreira como consultora, atua em suporte pelo Grupo Assa

Nenhum comentário:

Postar um comentário