Apesar de não ser a única abordagem possível, ela é bastante funcional e útil na maioria dos casos.
ASAP é como uma fórmula, baseada nos princípios do PMI, específica para a implantação do SAP, que, tem em seus pilares a divisão da implantação em 5 fases. Isso torna todo o processo mais facilmente controlável, aumentando assim a possibilidade de sucesso. A essa divisão damos o nome de Roadmap.
Cada fase tem um conjunto de itens para entrega. Veja mais:
Preparação do Projeto: nesta fase é criado um planejamento inicial com toda a preparação do projeto e é onde se dá o kickoff. Os seguintes pontos devem ser discutidos e documentados:
- Planejamento inicial do projeto
- Procedimentos do projeto
- Requisitos técnicos
- Definição da equipe e treinamentos necessários
- Quality Assurance
- Kickoff
- Blueprint do negócio: aqui os consultores e analistas funcionais tem o papel de documentar detalhadamente os processos da empresa e os requisitos de negócios. É onde há a maior interação entre os profissionais da empresa usuária e os consultores. Toda esta documentação será compilada no Business Blueprint. Normalmente aqui serão discutidos e documentados:
- Gestão do projeto
- Mudanças organizacionais e seus tratamentos
- Treinamento dos key-users e/ou usuários finais
- Ambiente de desenvolvimento
- Definição da estrutura organizacional
- Análise dos processos de negócios
- Definição dos processos de negócios
- Quality Assurance
- Realização: onde o blueprint é traduzido para o SAP. Todos os processos, requisitos e definições da fase anterior são efetivamente configurados e implantados no sistema, em duas etapas: Configuração Base e Final. Veja mais:
- Configurações Base e confirmações
- Configuração Final e confirmações
- Desenvolvimento de programas externos e interfaces
- Testes individuais por módulo e documentação
- Teste integrado
- Documentação de cenários e processos
- Treinamento dos usuários finais e documentação
- Quality Assurance
- Preparações finais: aqui são feitos os últimos ajustes e testes para a implantação. Ao completar esta fase com sucesso, o sistema estará pronto para o go-live!
- Testes de volume
- Testes de stress
- Estratégia para a colocação do sistema para a produção e planejamento de seu convívio com o legado
- Treinamento dos usuários finais e documentação
- Quality Assurance
- Go-live e Suporte / Melhorias contínuas: onde é feita a mudança do sistema de pré-produção para a produção efetiva. Aqui devem estar resolvidos todos os problemas de hardware, software, banco de dados, sistema operacional, treinamento. O papel dos consultores será de auxiliar os usuários finais a adaptarem seu dia a dia à nova realidade. Nesta fase é encerrado o projeto de implantação, e é onde ele se torna um processo de melhoria contínua, com suporte pós go-live e melhorias gerais de performance.
Saiba mais sobre ASAP em http://service.sap.com/asap (necessário ser usuário registrado da SAP).
Fonte site spro.net.br
Publicação de João Paulo D'Alessandro - formado em Criação e Desenvolvimento de Web Sites, com MBA em Gestão Empresarial. Com 10 anos de atuação na área de TI e certificação em FI
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